www.rogertonon.com.br

sexta-feira, 12 de março de 2010

Meninos e vira-latas

É possível um menino virar cachorro? Um dia desses, andava pela manhã no centro da cidade com uma sacolinha de alimentos que contemplava algumas maçãs, uma lata de refrigerante e uma bandejinha de linguiça. Foi quando percebi, a mais ou menos uns cinqüenta metros a minha frente, um garoto que aparentava ter no máximo uns 12 anos, com os braços por dentro da camiseta, muito magro, com a pele toda manchada e pés descalços.


O menino parecia estar entorpecido por alguma substância química e parava em todas as latas de lixo, enfiava sua pequena mão até o fundo, retirava restos de comida do lixo direto para boca. A distância entre nós foi diminuindo até que, quando estávamos a poucos metros de distância, percebi que ele olhava fixamente para o pacote em minhas mãos. Ele não me encarava nos olhos, estava faminto e só conseguia fixar o olhar na minha compra. Confesso que por um instante temi ser assaltado, meus pensamentos viajaram, até que comecei a recobrar a realidade e estava disposto a lhe entregar as maçãs. De repente fui surpreendido por um grito: - Passa vagabundo! O menino assustado sumiu em meio aos transeuntes, quando notei que era o funcionário de uma lanchonete espantando o menino afim de que esse não incomodasse seus clientes.

Passado algum tempo, estava voltando do açougue próximo a minha casa com uma pequena sacola de linguiça, vi de longe um vira-latas todo manchado, provavelmente sarnento. Fomos nos aproximando e percebi que ele olhava fixamente para o pacote em minhas mãos, levantei a sacola porque tive a nítida impressão que o cachorro avançaria no pacote. Para minha surpresa, uma senhora distinta chamou o vira-latas com palavras doces, fez alguns carinhos em sua cabeça e chamou para dentro de sua casa. A senhora olhou para mim e falou: - Um bichinho desses é só dar um pouco de atenção e comida e eles ficam novinhos em folha.

Continuei minha caminhada pensando ... Comecei a lembrar dos olhares do menino e do vira-latas: pareciam o mesmo olhar faminto! Mais adiante, meditando, pensei nos nossos olhares para vira-latas e meninos. Qual o mundo que estamos escolhendo viver? Um mundo aonde cães ocupam lugares de filhos, e o meninos transformam-se em vira-latas?


Um comentário:

  1. Muito bom Roger, quem sabe um dia poderemos fazer algo de concreto pelos meninos de rua.

    ResponderExcluir